25 de novembro de 2008

O sentido de tudo

Estive a pensar o que me leva a acreditar em Deus. O que me move a segui-lo, a crença que me faz acreditar que Ele esteve e está aqui. Crer em sua sacralidade, ter fé naquilo que Ele realizou outrora em Maria, Apóstolos, nos povos passados, e realiza em mim. Nas mudanças dos tempos, no porque de pessoas como o Luiz Carvalho fundarem comunidade, ministérios de música, ensino, para proclamar palavras escritas tão antigamente.
Me peguei com estas indagações continuamente, e quanto mais me perguntava, menos certezas eu tinha, sobretudo acerca da vida, do sentido de cada coisa que acontece comigo. Das pessoas que conheço, como conheço, porque conheço, crise existencial total. Crise que fez amadurecer, colher bons e saborosos frutos. Quanto mais me pergunto porque sigo a Deus, menos respostas eu tenho e mais certezas de que estou no caminho certo. No olhar do irmão agradecido pela ajuda em uma tarefa corriqueira, mas de tão cansado não conseguiria realiza-la sozinho. No sorriso da criança que espera pela mãe. Mãe que gostaria de voltar a ser filha, e, por pouco e valoroso tempo, "esquece" comigo a criança, limitada até o próximo choro que retorna essa mãe a realidade do presente. Nas angustias corriqueiras de minha irmã por sua festa de noivado que não ia dar certo e acabou sobrando o que mais se temia que não tivesse suficiente: comidas e bebidas ou então pela eterna reclamação por minha não aptidão para tarefas domésticas. E até pelas indignações sempre iguais de meu pai, sobre minhas obrigações como Comunidade, chegar tarde em casa na semana, ir a missa todos os dias, ao dizer "essa menina vai virar padre de tanto que vai à missa", entre outros tantos.
O que isso tem haver com religião? O que isso tem haver com Deus? Tudo. Isso é religião, é Deus presente em meus atos, em mim. No despojar-me de minhas próprias vontades, no deixar Deus fazer por mim, através de mim, descobri as maravilhas de ser cristã. Ser religioso é mais que ir a missa todo domingo, vai muito além. Tampouco ir a missa todos os dias, rezar em casa, fazer oração pessoal, rezar pelas pessoas, muito além. Já dizia o próprio Jesus, uma fé sem obras é uma fé seca, coisa assim.
O que me fascina e me faz crer mais e mais em Deus é a sua arte de fazer novas todas as coisas, que sempre parecem iguais. Ele nos tira de uma cegueira, e passamos a pensar: nossa, porque não pensei nisso antes? Quando eu faço o meu trabalho completamente, dou-me por inteira naquilo que estou empreendendo, não é por satisfação pessoal, é muito mais que isso. Sabe, andava muito desgostosa da vida, procurei refúgio em abraços apertados, sorrisos espontâneos, amigos incomparáveis, mas me faltava algo, estava vazia. Me enchi de mim, onde não chegava a um mililitro do que Deus me preenche agora. Mesmo cheia, estava vazia.
Por isso, mesmo sem entender, sigo a Deus. Me ponho no lugar que meu coração manda, sempre com muito bom senso e discernimento, buscando o sentido do "ser", "dever ser" e "estar". A religião escolhida nada mais é que a que faz mais sentido para mim como pessoa. Meu ser Deus não tem medida, tampouco consciência de demarcação, apenas meus limites próprios de ser humana, de compreensão, entendimento, fé, contudo procuro sempre estar atenta aos sinais do Sagrado, daquilo que em mim desperta a mansidão, a misericórdia, a compreensão, o amor, pois é isso que vale a pena na vida. Se só tenho uma, tento vive-la de forma que me traga paz e sensação de "dever ser" cumprido em seu ápice, não para sentir alívio de tarefas impostas. Nunca aceitei essa coisa de fazer por fazer para deixar cumprido. Sempre dei o melhor de mim, e é assim que desde antes da compreensão escolhi viver e não me arrependo.
Nisto tudo, cheguei a conclusão de que ninguém sabe ao certo aonde vai, para aonde vai, se vai dar certo, se está certo, por completude. O completo é impossível, hoje, ao saber humano. Portanto, se ninguém sabe, existe alguém para duvidar de mim? Acho que não.
"Minha vida é toda Tua.. os meus planos, os meus sonhos.. de nada vale o existir.. se não for pra te ofertar.. em cada passo descobrir, que o tempo esconde o que é eterno, QUE TU ÉS O SENTIDO, Ó MEU SENHOR.. DE TUDO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por me incentivar a escrita! Você é dom de Deus na minha vida! ;)