26 de novembro de 2008

Escoimar-se da perfeição.

A mentira corrói. A verdade constrói. Tudo é possível se avaliado segundo o amor, para amar.
Na mentira tudo é perfeito, tudo é único, singular, incomparável, irrepreensível. A mentira encanta aos mais belos olhares e dissipa da realidade qualquer perfeccionista sonhador.. Ninguém merece viver em uma redoma de mentiras, por ninguém ser perfeito de verdade. Não existe relação, seja amorosa, espiritual, familiar, amigável, trabalhista, por mais estável que possa parecer, que não passe por crises de instabilidade, pela propria inconsistência do ser humano, do pensar, do sentir, do crescer. O crescimento é proveniente de etapas vencidas, transpassadas pela coragem de se enfrentar nossos próprios medos, especialmente pela coragem de assumir-se imperfeito, incorreto, e longe da mais coerente explicação sobre mim, do que não sou, reafirmando ao mesmo tempo o que sou, reconhecendo-me uma pessoa limitada.
Por toda a minha vida me deparei com situações assim. Sou muito primorosa por mim mesma, exijo a perfeição de meus atos, anteriormente, a todo custo, até da infelicidade, da mentira. Mentia por compulsão, por decisão, por encantamento e estima dos meus. A mentira era tão mais bela que me ansiava mais e mais mentir, fosse para não ouvir bronca, fosse para passar por "boazinha", fosse para conseguir algo que muito queria, ou me livrar de uma situação corriqueira eivada de chatices. Mas mentia, acima de qualquer coisa, por medo de não ser aceita, como eu realmente sou. Hoje vejo o quanto eu perdi com tudo isso.
Com o tempo, você vai aprendendo que a mentira é uma das artimanhas da vaidade, do orgulho. Orgulho de ser perfeito, sem defeitos. Vaidade de ser a melhor, sempre, em toda e qualquer circunstância. Hoje, primo pelo que sou. Lutas diárias invadem meu coração, demarcando o que não me pode ser roubado, independente se o ladrão é um Tom Cruise em uma missão impossível. Minhas verdades estão resguardadas, sobretudo de mim mesma. Quanto mais exponho minha imperfeição de ser pessoa, mais me reafirmo como tal, e mais do céu me aproximo, mais de Deus me sinto assemelhar.
Acho que Jesus não tenho sido uma pessoa que procurou não errar, anulando-se. Acredito que Ele tenha querido alcançar a plenitude de seus atos em virtude da busca incessante do amor, da verdade, da esperança, do ser humano sem vaidades ou prescrições presunçosas e idealistas de ser perfeito.
Portanto, deixe de exigir a perfeição de você mesmo, dos outros, seja quem for. Pois você, mesmo compreendendo tudo isso, não consegue ser melhor, quanto mais o outro, ao qual você não pode ter a pretensão de exigir. Ninguém pode carregar sobre os ombros o encargo de ser perfeito, não deposite essa expectativa em ninguém, é por demais pesada essa carga, principalmente por não ter necessidade de ser. Queira ser humano, assim como Jesus pretendeu. Humano Ele se fez e na sumissão aos humanos, seus Pais, reconheceu como deveria viver a sua vinda à terra.
"Se alguém duvidar de ti, dizendo que não amas.. e pelos erros teus, julgar o teu viver, não desanimes não.. Deus vê teu coração.. a menor intenção de ser melhor, já é amor.. Desde um sorriso à um olhar, sim é amor.. Se à imagem e semelhança do amor, fostes criado.. Então dos teus atos o mais sincero e natural é o teu amar.."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por me incentivar a escrita! Você é dom de Deus na minha vida! ;)