12 de novembro de 2008

O olhar

Mateus 25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
O olhar.
Fato corriqueiro e eivado de vícios.
Olhamos e não prestamos atenção. Olhamos por olhar, olhamos sem amar, simplesmente olhamos.
Olhares apressados que nada buscam, nada suportam, em tudo se agoniam, em nada se apresentam, em tudo se apressam, em nada se apegam.
Olhares que não vão ao encontro da imagem encontrada.
Olhar o outro. O familiar. O amigo. O pai. A mãe. O irmão.
Hoje me comoveu um fato. Olhei para uma pessoa querida de convivência diária, mas não simplesmente a olhei, prestei atenção.
Fui na profundidade de sua fala, de seus dizeres, suas angústias e anseios e notei o que ontem não havia: uma boca torta. Me assustou, pois a tenho um enorme carinho e aconselhei acompanhamento médico. Provavelmente, uma paralisia facial.
Toda essa história para que nós passamos olhar melhor tudo, todos. Se eu não a tivesse estudado com afinco e amor todos esses outros dias que a vejo e conversamos, jamais haveria de ter notado tão pequeno detalhe em sua fala, que poderia custar-lhe um AVC. Assim é em nossas vidas. Se não noto meu Pai em seu falar, uma angustia espremida e tento ajuda-lo, aquilo se tornará um problema maior no futuro, consequentemente meu também, entramos em um "colapso relacional".
Estudemos tudo, todos. Em tudo demos o melhor de nós. No paisagem que vem da janela. Na música que escutamos dirigindo. No trabalho realizado, dia após dia. Na sobremesa feita no final de semana. No filho que chegou mais cedo do colégio. Na irmã que chegou em casa com dinheiro imprevisto. E até no almoço que fui comprar no domingo. Em tudo, demos toda a nossa atenção, e todo o nosso suor e coração.
Se aprendermos a prestar atenção em nossa vida, veremos que somos sopro de Deus, e que nada acontece por acaso, tudo é consequência de cuidado meu por mim mesmo, e de Deus a mexer seus "pauzinhos" lá em cima. Nossa Senhora? É culpada de tudo, afinal, ela que trouxe o menino Jesus. Auxilia, dá força e acalma a gente como eu, que presta atenção nas pequenas coisas, para que as grandes não aconteçam.
Olhai como vigias sempre alertas, aqueles que se perderam no tempo e não tem tempo para si, tampouco para outrem...
"Quero parecer-me contigo.. Nos mais simples gestos, revelar-te.. Por isso corrija-me, modela-me, faz dessa pedra um retrato Teu.."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por me incentivar a escrita! Você é dom de Deus na minha vida! ;)