4 de outubro de 2010

"Nós vos adoramos, e vos bendizemos.. porque por Vossa Santa Cruz, remistes o mundo!"

No dia de hoje, dedicado a honra e memória da vida de São Francisco de Assis, das Chagas, ou outro adjetivo memorável dado ao nosso irmão menor, relembro-me com muita devoção a dada passagem de sua Biografia, o livro "O irmão de Assis". Foi assim: estavam caminhando Francisco e Irmão Leão, quando o Irmão assunta acerca da ignorância e falta de "tato" e conhecimento do Pobre de Assis frente à ele próprio, vistas o reconhecimento público e festa do povo que o seguia e ovacionava a cada pregação em cada aldeia. Nesse momento, impelido e cheio do espirito de Deus, Francisco proclama: Louvado sejas meu Senhor Jesus Cristo, que usas de mim tal como queres, tanto que sendo pobre e miserável faz sair de mim maravilhas para que outros possam te louvar e bendizer o Teu Nome. A obra é Tua, meu Senhor.
Não são as palavras ipsis litteris dadas por Francisco ao Irmão. Contudo, a essência extraída dessa máxima da vida do pobrezinho se faz em mim e eterniza o cerne da pobreza e desprendimento evangélicos a ser almejados por nós. Francisco nada esperava em troca de seus desprendimentos, aliás, não se preocupava com o amanhã, nem sequer em termos de fidelidade. Desde todo princípio até o fim, buscou satisfazer a vontade de Deus, até na morte. Procurou, por muito, expiar os pecados do mundo, e muito sofreu pela ignorância de seu coração às malícias de seu redor. Buscava incessantemente a paz, interior e exterior, e admirava-se as pequenas maravilhas do mundo. Tanto, que quanto maior o planejavam, menor se fazia, menor era, e multiplicavam-se os milagres.
Hoje, me cativam essas palavras e entendimentos tão simples da alma do Irmãozinho, que em muito me guiam, ajudam e amparam na vivência dos prazeres de morrer em Cristo, para só Nele viver. Que na nossa fidelidade cotidiana, no hoje que nos é dado, possamos aprender com Francisco a bem viver a obediência fiel, santa e casta à nossa Mãe Igreja, que tanto amou, com retidão e sinceridade de coração. Em expiação às maledicências diárias de tantos que pedras atiram, rogai por nós São Francisco, para que sejamos firmes e fiéis a nossa vocação e chamado a santidade.. Que não mais fujamos de nossa Cruz, mas ensina-nos a bem vivê-la à luz do Santo Espírito de Deus!
São Francisco de Assis, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por me incentivar a escrita! Você é dom de Deus na minha vida! ;)